Aluno estudando numa sala de aulas sorrindo
Aluno estudando numa sala de aulas sorrindo ©

British council

Se deseja obter o resultado que merece, terá de se preparar com antecedência. Deverá estudar Inglês tanto quanto possível, mas também saber bem o que esperar do dia do teste. Apresentamos-lhe algumas dicas para obter bons resultados:

Dicas para ter sucesso

  • Certifique-se de que conhece bem a estrutura do teste para evitar surpresas no próprio dia. 
  • Faça testes práticos e informe-se sobre os critérios de avaliação do IELTS.
  • Grave a sua voz a falar inglês ou a praticar os testes de Expressão Oral. Depois ouça as gravações para verificar onde hesitou, onde se repetiu, onde cometeu erros de gramática e onde falou demasiado depressa – estes são os quatro aspetos-chave do teste de Expressão Oral. 
  • Sublinhe as palavras-chave nas perguntas dos testes de Compreensão Auditiva, Leitura e Expressão Escrita: certifique-se de que sabe exatamente o que deve incluir na resposta. Faça também um plano para o teste de Expressão Escrita antes de começar.   
  • Aprenda e identifique sinónimos (palavras diferentes com o mesmo significado). Nos testes de Leitura e Compreensão Auditiva há frequentemente uma palavra-chave na pergunta; procure uma palavra diferente com o mesmo significado no texto – vai precisar de fazer estas associações. O uso de sinónimos é também útil nos testes de Expressão Escrita e Oral, pois mostram que possui um vocabulário variado.  
  • Verifique cuidadosamente as respostas dadas nos testes de Leitura e Compreensão Auditiva. Certifique-se de que seguiu as instruções, caso contrário poderá perder pontos. 
  • Durma bem na noite anterior e chegue com bastante antecedência ao local do teste. O seu desempenho poderá ser prejudicado se chegar tarde. Infelizmente se chegar atrasado não poderá realizar o teste nesse dia.

Para mais conselhos e informações, leia os conselhos para o dia do IELTS e faça download da brochura IELTS Information for Candidates (PDF 949kb).

Ver também