Sabemos que os resultados são importantes para si. Sabemos que quer resultados rápidos, mas sabemos também que é importante que conheça a pontuação que melhor reflete o seu desempenho. 

Os resultados do teste IELTS são conhecidos 13 dias depois da data do teste. 

RESULTADOS DO IELTS ONLINE E POR CORREIO

É possível consultar o resultado do exame online 13 dias após a data do teste.

O seu resultado do IELTS (também conhecido como Relatório de Resultados) estará disponível no British Council em Maputo 2 dias depois de 13 dias. 

Não é possível conhecer os resultados por telefone, email ou fax. 

RELATÓRIO DE RESULTADOS (TRF - Test Report Form)

TRF: o seu Relatório de Resultados.

Cada candidato receberá uma cópia do Relatório. Infelizmente, no caso de perda, não poderá ser facultada uma segunda cópia.

Contudo, durante dois anos é possível pedir (no centro onde foi realizado o teste) fotocópias oficiais do Relatório. 

RELATÓRIO DE RESULTADOS DESTINADO A INSTITUIÇÕES

Podemos enviar cópias extras (até um máximo de cinco) por correio para diferentes entidades (por ex., universidades, serviços de emigração, etc.). Se desejar que o façamos, deverá fornecer os respetivos endereços na altura da inscrição.

Estas instituições exigem um original do Relatório de Resultados. Não são aceites fotocópias deste documento. 

Estas entidades podem consultar as notas dos candidatos através do Serviço de Verificação do Relatório de Resultados. Para isso, necessitam do número do documento, que se encontra no canto inferior direito da página. 

VALIDADE DO RELATÓRIO DE RESULTADOS

As instituições não aceitam um relatório com mais de dois anos. Após este período, o candidato terá de provar que o seu nível de inglês se manteve ou melhorou desde que realizou o teste.  

COMPREENDER A PONTUAÇÃO DO IELTS

O IELTS apresenta uma nota para todos os níveis de Inglês: não existe aprovação ou reprovação. É atribuída uma classificação de 0 a 9 para cada um dos módulos do teste: Compreensão Auditiva, Leitura, Expressão Escrita e Expressão Oral. 

Saiba mais sobre a pontuação do IELTS e o sistema de 0 a 9 

Saiba como a pontuação do IELTS se adapta ao Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) do Conselho da Europa.

COMO CONTESTAR A CLASSIFICAÇÃO

Não é comum haver um erro na classificação. Contudo, se pensa que houve um erro poderá recorrer ao Serviço de Contestação de Resultados e solicitar uma reavaliação do teste. Este pedido deverá ser feito nas seis semanas seguintes à data do teste. Pode escolher as partes do teste que deseja ver reavaliadas. 

Este serviço inclui uma taxa, cujo valor será reembolsado se a classificação global do teste se alterar após a reavaliação. O Serviço de Contestação de Resultados pode demorar até oito semanas para concluir o processo. Para mais informações sobre este serviço, contacte-nos

POSSO VOLTAR A REALIZAR O TESTE?

Pode fazer o teste as vezes que desejar. Contudo, tenha em conta que, para melhorar substancialmente a classificação, é necessário estudar mais. A investigação sobre o IELTS aponta para a improbabilidade de melhorar a classificação sem aprofundar o estudo do Inglês.