colab-now-now

O British Council convida jovens criativos no mundo digital para participarem na terceira edição do ColabNowNow em parceria com Maputo Fast Forward e Festivais de Inovação Digital Africana Fak’ugesi.

ColabNowNow irá selecionar 11 artistas de África e do Reino Unido para desenvolverem obras inovadoras de arte digital por meio da criação colaborativa de arte e narrativa. Os concorrentes candidatar-se-ão com propostas de projectos que serão então desenvolvidos com facilitadores artísticos e técnicos. Juntos, irão criar uma exposição colaborativa a ser lançada na abertura do festival Maputo Fast Forward a 11 de Outubro de 2019.

O ColabNowNow foi desenvolvido pelo British Council como um espaço para os líderes da arte digital em África e no Reino Unido se conectarem, colaborarem e aprenderem uns com os outros num ambiente seguro, solidário e favorável. Está preparado para o desafio?

GOSTARIA DE VER O QUE OS CRIATIVOS DA COLABNOWNOW FIZERAM EM 2018? VEJA A SUA EXPOSIÇÃO ONLINE AQUI.

SEMINÁRIO ON-LINE

Iremos responder a todas suas questões sobre o ColabNowNow durante um seminário on-line no dia 15 de Julho de 2019, às 15h UTC. Por favor, clique aqui para se registar.

QUEM PROCURAMOS?

É um artista ou contador de histórias ousado que trabalha num meio digital e que vive em África ou no Reino Unido?
Está aberto para colaborar com outros artistas / contadores de histórias?
Quer ter a chance de ver o seu trabalho colaborativo exibido em toda a África, no Reino Unido e amplamente on-line?

  • Os artistas podem incluir, mas não estão limitados a: artistas visuais / gráficos, arquitectos, artistas técnicos, programadores / codificadores, artistas musicais / de som, artistas de palco e animadores.
  • Contadores de histórias podem incluir, mas não estão limitados a: escritores, fotógrafos, cineastas, videógrafos, blogueiros e vlogueiros.

O PROCESSO

Os criativos seleccionados irão se reunir em Joanesburgo no Festival de Inovação Digital Africana Fak’ugesi (3 a 8 de Setembro), onde irão compartilhar o seu trabalho criativo entre si e com o público por meio de workshops e apresentações. Esses dias definirão as bases para o trabalho colaborativo ao longo mês seguinte em que um facilitador artístico e um facilitador técnico irão colaborar on-line com os criativos para desenvolver os trabalhos de 9 a 31 de Setembro. (Os facilitadores foram seleccionados num concurso fechado, onde participaram também os criativos do ColabNowNow de 2017 e 2018).

Os criativos reunir-se-ão então em Maputo, Moçambique, de 2 a 12 de Outubro, para trabalhar de uma forma colaborativa na preparação da abertura da exposição ColabNowNow, que coincide com a abertura do Festival Maputo Fast Forward.

A exposição será catalogada e digitalizada, permitindo-a viajar a partir de Novembro de 2019 - Fevereiro de 2020 para a Africa Oriental,Ocidental,Africa do Norte, Reino Unido, e na sua totalidade on-line.

O APOIO

  • Os criativos receberão apoio artístico e técnico de dois facilitadores, que Irão trabalhar com eles para desenvolver trabalhos colaborativos complexos nas suas formas conceituais e técnicas.
  • Todas as despesas de viagem, hospedagem, refeições e VISTO serão cobertas pelo British Council.
  • Os artistas receberão um valor de 500 libras esterlinas pela sua participação.
  • Um orçamento técnico e de preparação da exposição disponível para o uso colectivo da equipe ColabNowNow.

A SELEÇÃO

As inscrições para a ColabNowNow passam por um processo de jurado rigoroso e anónimo, em que o equilíbrio de género e nacionalidade são desenvolvidos no processo de pré-selecção. Os candidatos serão avaliados apenas por suas propostas artísticas e sua capacidade de trabalhar em colaboração com os outros, a fim de desenvolver novos trabalhos com base nas mesmas.

O júri será composto por representantes do Festival Africano de Inovação Digital Fak’ugesi, do Maputo Fast Forward, do British Council (Reino Unido, EastAfricaArts, SouthernAfricaArts, WestAfricaArts) e por facilitadores artísticos e facilitadores técnicos.