As inscrições para as universidades da Costa do Marfim e do Togo já estão ABERTAS, com prazo de envio até 23 de setembro de 2022 às 18h00 WAT. 

As oportunidades de bolsas por instituição serão anunciadas com base nas datas de início disponíveis 

Os candidatos interessados ​​são incentivados a seguir o British Council, a União Europeia e a CEDEAO para obter informações sobre quando as inscrições para suas instituições preferidas serão abertas. 

O que é a bolsa UE-CEDEAO? 

O programa de bolsas de estudos UE-CEDEAO oferece bolsas de mestrado no sector de energia sustentável em universidades especializadas na África Ocidental (Costa do Marfim, Cabo Verde, Gana, Nigéria, Senegal, Togo) para o benefício de estudantes dos estados membros da CEDEAO envolvidos no setor de energia: Gestão de Energia, Regulação, Energias Renováveis e Eficiência Energética. 

O programa visa melhorar o acesso a formação de alta qualidade no setor da energia sustentável na África Ocidental, permitindo que os licenciados universitários com foco em jovens profissionais (inglês, francês e português) nos Estados Membros da CEDEAO adquiram o perfil necessário para cumprir a crescente demanda por especialistas do mais alto nível na área de Energia Sustentável e promover a boa governança do sector na região. 

Critério de seleção 

O formulário de candidatura à bolsa de estudos UE-CEDEAO recolhe respostas de candidatos interessados em concluir um programa de mestrado no sector da energia de universidades pré-seleccionadas. O processo de seleção de bolsas analisará as informações colectadas por meio do formulário de inscrição de acordo com os seguintes critérios: 

  • Ser nacional de um estado membro da CEDEAO ou Mauritânia e ser residente na região da CEDEAO ou Mauritânia 
  • Ter pelo menos um diploma de bacharel com Primeira Classe ou Segunda Classe (Divisão Superior)  
  • Ter realizado estudos de pelo menos bacharelato em engenharia elétrica, engenharia mecânica, energia e meio ambiente (incluindo energia renovável e eficiência energética), direito, economia, finanças e planeamento, conforme considerado pelos requisitos de entrada da universidade escolhida 
  • Experiência de trabalho no sector de energia na África Ocidental será uma vantagem  
  • Ter (pelo menos) admissão provisória em um curso de estudo aprovado  
  • A bolsa de estudos está aberta a candidatos que trabalham e não trabalham. Os candidatos que trabalham são obrigados a fornecer carta de liberação de seu empregador para concluir o curso durante a duração do programa 
  • Compromisso de publicar pelo menos 1 pesquisa orientada para a prática antes do final do programa 
  • Compromisso para iniciar estágios dentro do curso de estudo.

Candidatas do sexo feminino são fortemente encorajadas a se inscrever. Se mais candidatos corresponderem aos critérios de seleção do que as vagas disponíveis, eles serão classificados de acordo com os resultados do último ano de estudos e experiência profissional. 

Universidades pré-selecionadas e cursos de mestrado disponíveis 

APENAS pode candidatar-se a cursos relevantes nas seguintes Instituições de Ensino Superior:

Costa do Marfim - aplique agora

Institut National Polytechnique Félix Houphouët-Boigny (INPHB) 
Curso disponível: 

  • Especializado em Energias Renováveis 

Togo - aplique agora

Universite de Lome 
Cursos disponíveis: 

  • Mestrado em Pesquisa em Materiais Avançados para Eletricidade 
  • Engenheiro profissional mestre em engenharia elétrica 
  • Engenheiro de Pesquisa mestre em engenharia elétrica 

 

Categorias de bolsas 

Os dois tipos de bolsas disponíveis no programa são: 

Bolsas móveis

Os bolsistas são selecionados para concluir seu programa de mestrado em instituições de ensino superior localizadas fora de seu país de residência. A bolsa fornecerá financiamento para mensalidades, subsistência, viagens, bolsa de pesquisa, seguro e visto. 

Bolsas estacionárias

Os bolsistas são selecionados para concluir o programa de mestrado em instituições de ensino superior localizadas no seu país de residência. A bolsa cuidará das mensalidades dos bolsistas e da bolsa de pesquisa. 

Os candidatos aprovados serão colocados em qualquer uma das duas modalidades de bolsa (ou seja, móvel ou estacionária) considerando vários fatores (determinados pelo British Council) juntamente com a categoria de bolsa individual preferida, conforme fornecido no formulário de inscrição. Os candidatos são incentivados a considerar fatores como idioma, proximidade, família e oportunidades de estágio em sua tomada de decisão ao selecionar sua categoria de bolsa de estudos preferida. 

Requisitos de bolsa para validação 

O formulário de inscrição solicitará que todos os candidatos indiquem seu idioma local e quaisquer outros idiomas que possam falar fluentemente e podem ser solicitados a se comunicar com ele durante a entrevista e validação de documentos. 

Outras informações a serem coletadas através do formulário de inscrição incluem dados biográficos do candidato, localização geográfica, educação, experiência de trabalho e compromissos. Os candidatos selecionados deverão concluir um processo de validação, fornecendo documentos relevantes para apoiar as informações fornecidas no formulário. A impossibilidade de validar esta informação no prazo determinado implicará a desclassificação e substituição por candidatos que se encontrem em lista de espera. 

Portanto, todos os candidatos são aconselhados a preparar todos os documentos relevantes necessários para validação imediatamente após o envio de sua inscrição. 

Os candidatos aprovados deverão apresentar os seguintes documentos para validação: 

  • Cartões de identificação, como passaporte internacional ou carteira de identidade nacional 
  • Comprovante de residência em um país da CEDEAO ou Mauritânia 
  • Uma cópia da carta de admissão provisória de uma universidade pré-selecionada 
  • Histórico escolar ou certificado obtido, e 
  • Quaisquer outros documentos para validar as informações fornecidas no formulário de inscrição. 

Navegando no formulário de inscrição 

  • Os candidatos são aconselhados a ler atentamente as informações na descrição do formulário antes de proceder ao preenchimento do formulário. 
  • Os candidatos podem alterar o idioma do formulário (inglês, francês ou português) no canto superior direito. Apenas um formulário de inscrição precisa ser enviado. Não envie vários formulários em idiomas diferentes. 
  • Os candidatos devem garantir que todas as informações fornecidas no formulário sejam as mais precisas possíveis. 
  • Os candidatos precisarão tentar responder a todas as perguntas necessárias para avançar com a inscrição. 
  • Os candidatos poderão selecionar sua categoria de bolsa preferida no formulário de inscrição. 
  • Depois de selecionar sua categoria de bolsa de estudos preferida, você será solicitado a declarar por que merece estar na bolsa e justificar sua escolha de categoria de bolsa. Espera-se que os candidatos forneçam essas informações dentro do número de palavras indicado na pergunta. O não cumprimento deste requisito pode anular sua resposta. 
  • Sua resposta acima será considerada juntamente com os critérios para colocar os candidatos aprovados em cada categoria, e você pode ser solicitado a validar as informações fornecidas, se necessário. 
  • Os candidatos que apresentarem a sua candidatura mais de uma vez no formulário de candidatura serão desqualificados. Aconselha-se que leia atentamente esta orientação antes de continuar a preencher o formulário de candidatura. 
  • Os candidatos são aconselhados a fornecer seus meios de contato preferidos com informações relevantes para feedback. Você também pode seguir o British Council em qualquer uma de suas mídias sociais para obter atualizações sobre o programa de bolsas. 
  • Os candidatos são incentivados a compartilhar a oportunidade de bolsa de estudos com seus amigos e colegas do subsetor de eletricidade. 

Para mais informações , entre em contacto euecowas@britishcouncil.org 

Ligações externas